"AW-996207345": { "groups": "default" }
top of page

Psicoterapia e autoconhecimento

Foto do escritor: João André RodriguesJoão André Rodrigues

A busca pelo autoconhecimento é um tema recorrente na trajetória da humanidade, seja no campo da ciência, no campo da espiritualidade ou onde quer que homem esteja.

Podemos empreender nossa busca de diversas formas, sozinhos, em grupos, guiados ou sem guia.

O importante é buscarmos conhecer a “nós mesmos”, somente isso nos dará uma direção coerente em nossas vidas!

Uma gama grande de variáveis configuram nossas “realidades”, as ideias de certo e errado, valores religiosos, formação politica e de cidadania que aprendemos com nossos pais e mecanismos formais e informais de aprendizagem. Todas essas questões influenciam nossa trajetória no tempo e no espaço que conhecemos como vida.

Em certos momentos se apresentam em nossas vidas dificuldades que parecem intransponíveis, pois nossa experiência e capacidade criativa não nos permitem ultrapassar estes impasses, então nos fechamos esperando que a “tormenta” passe ou diminua a sua intensidade. Quando ela não passa, temos duas possibilidades polares, ou traçamos nosso rumo em direção do “olho do furacão” onde em seu centro encontraremos a calmaria e resolução do problema, ou permanecemos inertes esperando que alguma “coisa” aconteça e o inevitável se mostre.

A psicoterapia pode nos ajudar a enfrentar esse momento “furacão”, em que andamos em círculos, em meio a tempestade, nem sempre reconhecemos os abrigos e as possíveis soluções. Pois estamos mergulhados no problema/sintoma, muitas vezes nem mesmo abrimos os olhos ou estendemos a mão buscando apoio. É aí onde os olhos e sentidos do terapeuta podem ser emprestados a nós, olhos estes que pairam carinhosamente e firmes acima do furacão, podendo nos guiar ao centro deste para podermos apaziguar ou mesmo transmutar as forças que alimentam a tempestade.

Estas forças, as que alimentam a tempestade, quase sempre se mostram a nós disfarçadas de sintomas, ideias, sensações, e sofrimentos, claro não conseguimos reconhecê-las facilmente. Parecem ser algo que não reconhecemos como nosso e às vezes nem mesmo reconhecemos sua relação conosco.

Então as coisas se complicam, pois, nada posso fazer em relação ao que “nada tem a ver comigo”! Fico, então, preso a situação e ao sofrimento.

Fazer psicoterapia atualmente é mais que uma forma de resolver problemas/sintomas, é uma forma de empoderar-se, de assumir “as rédeas” de nossas vidas através do caminho do autoconhecimento, a busca mais antiga e constante da humanidade.

Comments


maturar Logo

João André Rodrigues
Psicoteraputa
crp.12/02261

  • WhatsApp
  • Instagram
  • TikTok

© 2025 . maturar.com

João André Rodrigues

CPF 78019265953

bottom of page
"AW-996207345": { "groups": "default" }