
As qualidades destacam quem as possui, da mesma forma, os defeitos são vistos como falhas, erros.
O que normalmente deixamos de perceber é que qualidades e defeitos são expressões polarizadas de uma mesma característica, que essa ou aquela pessoa apresenta.
Por exemplo, uma característica como a sinceridade: é uma qualidade que na intensidade “certa” colocará a pessoa no centro de situações em que seus parceiros de trabalho necessitem de uma opinião para tomar essa ou aquela decisão. No entanto, também pode ser um defeito se, a pessoa sincera não percebe o contexto em que se encontra e fala “sinceramente” independente do efeito que sua fala terá no seu arredor. Neste segundo caso, normalmente temos uma forma de falar ríspida e pouco cortês, o que leva quase sempre a conflitos.
O importante é atentarmos para a intensidade com que agimos ou deixamos de agir!
Todo defeito tende a ser: desagregador, cristalizado, tenso, afetando negativamente o seu equilíbrio, ou seja, cria situações de sofrimento para si mesmo e para sua rede relacional.
Ao contrário, a qualidade agrega, deixa a pessoa mais flexível, relaxada, equilibrada, cria situações de aceitação para si mesmo e para sua rede relacional.
Ou seja, uma mesma característica pode ser vista como uma qualidade ou um defeito, daí a importância de refletirmos constantemente sobre como expressamos as características de que dispomos. E mais, buscarmos constantemente desenvolver nossas formas de expressar e nos relacionar com todos que nos rodeiam.
Dica:
Uma boa forma de perceber se suas características estão sendo percebidas como qualidades ou defeito é perguntar:
— Como você me vê?
— Quais qualidades você percebe em mim?
— Em que acha que posso melhorar?
— Tem algo que eu faça ou diga que você gostaria que não o fizesse?
— Você pode me pontuar sempre que eu passar da medida?
Faça essas perguntas e solicitações a pessoas que você tem afinidade, mas dê preferência e dedique mais atenção ao que for dito por pessoas com quem tem pouca ou nenhuma afinidade!
Arrisque-se e faça essa experiência, ela poderá dar-lhe uma grande oportunidade de desenvolvimento.
Comments