"AW-996207345": { "groups": "default" }
top of page

O espelho de Narciso - Uma reflexão fenomenológica sobre a mudança!

Foto do escritor: João André RodriguesJoão André Rodrigues

Gostaria de falar sobre um assunto que tem povoado minha fantasia nos últimos tempos e que tempos! Para tanto, contarei uma estória:

Narciso morava em um belo bosque, lá tudo estava funcionando bem, do jeito que a natureza programou. Viviam no bosque toda ordem de animais, incluindo Narciso, o belo, como era conhecido.


A vegetação era vasta e diversa atendendo ao gosto e necessidades de todos que nela habitam, sem exceção!


Um belo dia nosso herói Narciso caminhava por entre as matas de seu bosque e começou a notar ser realmente belo, mas que seriam necessárias algumas mudanças para que o bosque fosse ainda mais formoso e belo. Começou então a vasculhar e anotar todas as mínimas coisas que precisam ou poderiam melhorar.


Narciso logo se deparou com algumas dificuldades, às mudanças eram difíceis, pois pequenas mudanças interferiam de formas inesperadas, para ele, em outras coisas que aí precisavam de mais mudanças, criando-se assim um ciclo de mudanças infindáveis. O herói percebeu então que a situação exigiria que ele encontrasse ajuda para fazer de seu bosque seu desejo.


Então narciso pensou, para mudar preciso ser sábio, pois as mudanças afetarão a todos que em MEU BOSQUE passarem. Um sábio poderá me ajudar a reconhecer o que, como e em quanto tempo poderei mudar o que precisa ser mudado.


O sábio morava a muitos anos no bosque, tantos que ninguém sabia direito quando havia vindo para o bosque, nem mesmo as árvores mais antigas lembravam de tê-lo visto chegar. Alguns acreditavam que ele sempre esteve ali.


Então Narciso procurou o sábio, que lhe disse:

— cada coisa tem seu tempo de mudança e algumas só poderão ser trocadas de lugar, mas em alguns casos se você simplesmente trocar de lugar, algo já terá sido mudado, por exemplo, se você recolher várias pedras soltas e colocá-las em torno de um canteiro, talvez não fosse necessário modificá-las.


Narciso saiu indignado, pois havia procurado o sábio para fazer grandes mudanças e não ajeitar pedras. Narciso estava tão indignado que se perguntou se o sábio era tão sábio assim.


Foi então falar com o jardineiro que cuidava de seu bosque e discorreu sobre sua intenção de revolucionar, e tornar mais belo e perfeito (o bosque) e esse seria seu legado, afinal alguém tão belo e perfeito como ele saberia melhor do que ninguém aperfeiçoar a natureza.


O jardineiro ouviu seu senhor e logo falou:

— meu senhor na natureza nada acontece, de repente existe um processo que leva tempo, por trás de cada flor que desabrocha, cada gota de água da chuva, e que as mudanças que o senhor quer, levaram anos para acontecerem. Narciso se enfureceu e gritou com seu serviçal e saiu sem destino.


Quando se deu conta, esta estava em uma clareira em frente a um grande espelho. Narciso ficou atônito, surpreso, um frio lhe correu a espinha e seus olhos se encheram de lagrimas. Então ele percebeu seu rosto desfigurado de raiva, sua musculatura retesada, respiração ofegante e os dentes serrados.


Só então ele entendeu o que o sábio e o jardineiro haviam lhe tentado explicar: ao tentar transformar o mundo ele acabou transformado, pois esse é o processo, onde todos somos parte deste bosque e que, ao desrespeitar o bosque em seu processo, ele desrespeitou a si mesmo.

E Narciso chorou!

Kommentit


maturar Logo

João André Rodrigues
Psicoteraputa
crp.12/02261

  • WhatsApp
  • Instagram
  • TikTok

© 2025 . maturar.com

João André Rodrigues

CPF 78019265953

bottom of page
"AW-996207345": { "groups": "default" }