"AW-996207345": { "groups": "default" }
top of page

Nem tudo em que você acredita “é”!

Foto do escritor: João André RodriguesJoão André Rodrigues


Seja no mundo do trabalho ou na vida pessoal, nós somos os principais responsáveis por limitarmos nossas opções. Através de um conjunto elaborado de regras, crenças e ideias, nós identificamos, definimos e limitamos até onde é aceitável agir, mudar, escutar, etc.


Esta delimitação nos impede de olhar e experimentar novas formas de perceber, sentir e interagir com a nosso espaço relacional. Assim enrijecemos nossas respostas e nos tornamos obsoletos, ineficientes, o que impede que a mudança ocorra. E essa forma de “funcionar” passa a ser fonte de problemas e aborrecimentos, na vida pessoal e profissional, com intensidades e resultados diversos, dependendo de onde estamos e da intensidade de nossa recusa em nos atualizarmos.


Isto ocorre porque o “mundo” esta em constante mudança, as pessoas são chamadas a repensarem suas crenças e verdades a todo instante, aquilo que era certo e inquestionável na geração passada, hoje está na contramão, já não é certo e/ou aceitável.


Isto é valido na vida pessoal e profissional de forma geral, também é fonte de muito sofrimento para aquele que “vê seu mundo ruir” e ser “deformado” pelos “novos tempos”.


O antídoto para a situação é o desenvolvimento de uma postura aberta ao diálogo e aceitação de novas ideias, uma abertura para experimentar o novo e capacidade de lidar com uma certa dose de frustração para ver suas crenças sendo ressignificadas, atualizadas. Isso mesmo, você não tem que abandonar suas crenças, somente deixar que elas sejam ampliadas e melhoradas ao assimilar ou ser assimilada por novas ideias, que a tornarão mais interessante e abrangente.


Na vida pessoal a não flexibilização de posturas frente as mudanças, e ressalto elas são inevitáveis, levam ao choque e conflito nas relações que estabelece com o mundo, onde o resultado pode ser o sofrimento.


No contexto profissional e organizacional, as posturas cristalizadas e inflexíveis transformam o profissional em uma âncora que impede a organização de se atualizar, tornando-se menos competitiva e exposta ao risco de não se modernizar, emperrando seu sistema de gestão. Isto em um mundo corporativo cada vez mais competitivo e que cada vez menos aceita “a morosidade” pode ser fatal para uma empresa, impendente de seu tamanho.


Quer saber se você esta sendo inflexível, se esta impedindo sua vida pessoal, profissional ou sua empresa de se atualizar?


Verifique seu nível de estresse, se você passa mais de 20% do seu tempo estressado com os outros, seja na vida pessoal ou profissional, é um sinal de alerta. Agora muito cuidado, se você estiver abaixo, mas perto 50% é provável que você esteja impedindo que mudanças inevitáveis e necessárias aconteçam, seja em sua vida pessoal ou profissional. E claro, se você esta em 50% ou mais do seu tempo sob estresse, procure ajuda imediatamente.

Comentarios


maturar Logo

João André Rodrigues
Psicoteraputa
crp.12/02261

  • WhatsApp
  • Instagram
  • TikTok

© 2025 . maturar.com

João André Rodrigues

CPF 78019265953

bottom of page
"AW-996207345": { "groups": "default" }